quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Livro explica a internet e mostra tudo o que se pode fazer online; leia trecho

iO Brasil atingiu em agosto de 2008 o volume de 24,3 milhões internautas residenciais ativos. Contando também quem acessa a web fora de casa, são mais de 40 milhões de brasileiros conectados.

A edição atualizada do livro "Folha Explica - A Internet", da Publifolha, conta a história da rede e revela todas as possibilidades que ela proporciona: trocar e-mails, conversar online, participar de comunidades virtuais, buscar informações, comprar e vender objetos e serviços.


Leia resenha do editor de Informática da Folha de S.Paulo Rodolfo Lucena sobre o livro.

O título mostra as formas de criar, descobrir, consumir e compartilhar conteúdo na rede, as opções para comunicar-se por e-mail e mensagens instantâneas, a telefonia via web, os bate-papos e as redes sociais como o Orkut, como criar blogs, buscar informações, músicas e filmes. O trecho sobre como usar e-mail e comunicadores instantâneos pode ser lido abaixo.

Os autores acompanharam de perto o nascimento da internet comercial no Brasil. A consultora especializada Maria Ercilia trabalhou no Universo Online e cobriu a internet como jornalista da Folha entre 1994 e 2000. Já Antonio Graeff, co-fundador e diretor de tecnologia da agência digital Brancaleone, trabalhou na área de produtos do UOL e foi gerente de tecnologia e operações da Folha Online.

O livro traz ainda a história da internet e seus pioneiros --desde o embrião da idéia em centros militares nos EUA nos anos 60 até os dias atuais-- e uma cronologia de fatos marcantes: o primeiro "verme", a febre dos anos 90, o Napster, o surgimento do iPod, a ascensão do Google, do YouTube, da Wikipédia e mais.

Uma cronologia à parte é dedicada ao Brasil, cobrindo os primeiros acessos à rede em 1988, os primeiros sites nacionais e provedores comerciais, a possibilidade de declarar o Imposto de Renda pela web, os hackers, a internet grátis, os "flash mobs", a explosão do Orkut, o e-commerce e os recordes mundiais de navegação.

O livro traz também informações sobre os chamados "profetas da internet", como o escritor H.G. Wells (1866-1946) e o jesuíta francês Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955), e um glossário de termos essenciais da web.

Leia abaixo trecho de "A Internet" que mostra como usar e-mail e os comunicadores instantâneos.

*

E-mail

O e-mail, ou correio eletrônico, ainda é a aplicação mais popular da Internet. Para enviar e receber e-mails, deve-se usar um programa de correio eletrônico. Os mais comuns são o Microsoft Outlook Express (para Windows), o Apple Mail (para Mac OS X) e o Mozilla Thunderbird (para Windows, Mac OS X e Linux). Os dois primeiros normalmente já vêm instalados com o sistema operacional. O Thunderbird pode ser baixado pela Web.

Uma alternativa aos programas de correio eletrônico são os serviços de webmail: sites que oferecem acesso às mensagens direto pelo navegador, sem necessidade de instalar um programa. Vários desses serviços são gratuitos e permitem que você tenha um endereço de e-mail mesmo sem ter assinatura num provedor de acesso. O Hotmail, o Gmail (do Google) e o BOL são serviços desse tipo bastante usados. Se você não tiver computador próprio, o webmail é o recurso ideal, pois guarda todos os seus e-mails protegidos por uma senha, e eles podem ser lidos de qualquer computador. Você pode, por exemplo, ler uma mensagem em casa e depois ter acesso novamente a ela da faculdade ou do trabalho.

Os endereços de correio eletrônico obedecem a uma estrutura fixa. Veja este endereço, por exemplo: miguel@provedor.com.br

miguel: nome ou apelido escolhido pelo usuário;

@: símbolo que no e-mail significa "em" (at, em inglês). Convenção adotada para indicar que a caixa de mensagens está localizada em determinado computador ou provedor;

provedor: nome do provedor, instituição ou serviço responsável pelo sistema de e-mail. Exemplos: bol, hotmail, gmail;

com: informa que se trata de um endereço comercial;

br: indica um endereço de e-mail brasileiro.

Os programas de e-mail permitem criar e consultar instantaneamente listas de endereços, o que facilita bastante sua correspondência.

Também se pode usar o e-mail para assinar listas de discussão. Existem listas sobre todo tipo de hobby, profissão ou campo de estudos. Depois de descobrir uma lista de interesse (por indicação de conhecidos ou por meio de uma busca na Web), envia-se um e-mail para um endereço, para ser incluído nela. Algumas listas possuem uma página na Web com essa mesma finalidade. Todos os e-mails enviados por um assinante ao endereço da lista são repassados automaticamente aos outros membros.

Muitas empresas usam e-mail para enviar propaganda não-solicitada a todos os endereços que conseguem coletar. Essa espécie de mala direta recebeu o apelido de spam (a palavra vem do nome de uma presuntada em lata vendida nos Estados Unidos). É comum também que circulem e-mails com correntes, pirâmides e falsas ofertas de emprego, que podem acabar chegando à caixa postal de qualquer um.

Alguns vírus de computador se espalham usando o correio eletrônico. Ao receber uma mensagem com um assunto estranho, mesmo que seja de um endereço conhecido, convém ter cuidado. Na dúvida, é prudente confirmar se aquela pessoa realmente enviou a mensagem. E nunca se deve abrir anexos (arquivos enviados junto com o e-mail) de mensagens suspeitas.

Enviar e-mails é tão fácil e rápido que muita gente esquece que eles podem ficar armazenados durante anos. Antes de mandar um e-mail, convém pensar bem sobre seu conteúdo. É conveniente também manter a correspondência pessoal separada da profissional, em endereços diferentes.

Comunicadores Instantâneos

O princípio dos comunicadores instantâneos é simples de entender. Você se cadastra em um dos sistemas existentes, baixa e instala um programa e cria uma lista de contatos - usando normalmente um endereço de e-mail para identificá-los. O programa então permite ver que contatos estão online naquele momento. Basta escolher um contato para trocar mensagens de texto que são enviadas e recebidas instantaneamente pelos computadores.

Mas os comunicadores instantâneos atuais vão além da simples troca de mensagens. O sistema mais popular do gênero no Brasil, o Windows Live Messenger, da Microsoft (conhecido anteriormente como MSN Messenger ou simplesmente Messenger), permite também o envio de imagens e arquivos, bate-papo por voz e vídeo (usando uma webcam) e o envio de mensagens de texto para o telefone celular dos contatos que não estejam online naquela hora.

Outros sistemas bastante usados são o AIM (AOL Instant Messenger), o Yahoo! Messenger e o Google Talk. Antes desses, a rede de mensagens instantâneas mais popular foi a do ICQ, desenvolvido pela Mirabilis, empresa israelense comprada pela AOL em 1998.

Ao contrário do e-mail, que permite trocar mensagens com qualquer outro usuário na Internet, só é possível trocar mensagens instantâneas com as pessoas que estiverem usando o mesmo sistema. Enquanto as iniciativas de unificar essas redes não avançam, é possível usar programas como o Trillian (para Windows) e Adium (para Mac OS X), que acessam os vários sistemas simultaneamente. Porém ainda é preciso se cadastrar em cada um deles de forma separada.

Vários comunicadores instantâneos possuem versões que podem ser acessadas direto pelo browser, de modo parecido com o webmail. Esse tipo de sistema vem a calhar, por exemplo, no caso de empresas que não permitem a instalação de programas nos computadores dos funcionários.


*

"A Internet"
Autor: Maria Ercilila e Antonio Graeff
Editora: Publifolha
Páginas:128
Quanto: 18,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou no site da Publifolha

Falar de si é tema de 80% dos usuários do Twitter, diz estudo

Pesquisadores da Universidade Rutgers fizeram uma análise do conteúdo e características das atividades na mídia social. Eles fundiram sistemas de comunicação como o site de relacionamentos Facebook e o serviço de microblogs Twitter --caracterizados como "fluxos sociais conscientes"--, e então iniciaram a análise do comportamento do usuário.

Segundo o site Marshable, depois dissecar mais de 3.000 mensagens de mais de 350 usuários do Twitter, os cientistas concluíram que 80% dos usuários optavam por falar de si próprios, ou seja, "o que eu estou fazendo agora" durante as atualizações. Esse tipo de usuário, de acordo com o estudo, são "pessoas que usam plataformas para postar atualizações de suas atividades diárias, vidas sociais, sentimentos, ideias, e emoções". Os outros 20% são informantes que usam os canais para informações, como atualizações com links de novos artigos.

A pesquisa e a metodologia distinguiram nove tipos diferentes de "tweets" (mensagens do serviço de microblogs que não ultrapassam os 140 caracteres).

As categorias incluem compartilhamento de informações, autopromoção, opiniões e queixas, declarações e ideias aleatórias, eu agora, perguntas aos seguidores, apoio presencial, anedotas autorreferenciais e piadas sobre os outros. Os pesquisadores atribuíram um tweet a múltiplas categorias, algo que garantiu que os tweets recebessem análises independentemente, por duas partes diferentes, para eliminar erros.

Baseadas em categorias e complexas análises de agrupamentos de dados, os cientistas agruparam os usuários em duas categorias: os "meformers" (que falam de si) ou "informers" (informantes). O primeiro angariou 80% dos usuários, enquanto o último obteve apenas 20%. A conclusão mais interessante, no entanto, é que os informantes têm, significativamente, mais amigos e seguidores do que os outros. Um informante tem, em média, 131 amigos e 112 seguidores, enquanto um "meformer" detém apenas 61 amigos e 43 seguidores.

A pesquisa pode ser lida na íntegra, em inglês, aqui.

Veja, abaixo, alguns dos dados interessantes mostrados pela pesquisa:


Informantes têm uma proporção maior de menções de outros usuários nas suas respectivas mensagens (o que significa que recebem mais respostas e reenvios de outros usuários)


25% das mensagens provêm de aparelhos móveis


51% das postagens feitas por meio de móveis são mensagens no estilo "o que eu estou fazendo agora", comparadas com 37% das mensagens de teor idêntico feitas a partir de computadores

"Princesas da Yakuza" divulgam game na Tokyo Game Show

Durante a feira Tokyo Game Show, que aconteceu semana passada, no estande da Sega, modelos vestidas a caráter promoveram o game "Yakuza 4".

Exclusivo para PlayStation 3, o jogo de ação retrata a máfia japonesa e, por enquanto, não tem previsão de lançamento no Ocidente.

Franck Robichon /Efe

Modelos vestidas a caráter promoveram o game "Yakuza 4" na Tokyo Game Show, exclusivo para PlayStation 3


A empresa ainda faz bastante mistério em torno do jogo e não autorizou filmagens ou fotografias do game no estande.

HP pode fundir divisões de PCs e impressoras, diz jornal

SAN FRANCISCO, Estados Unidos (Reuters) - A Hewlett-Packard está considerando um plano para reorganizar a companhia e combinar as unidades de computadores pessoais e impressoras, publicou o Wall Street Journal.

Um plano está sendo finalizado e colocará Todd Bradley, que lidera o grupo de PCs da HP, no comando da divisão combinada, segundo o jornal, que citou pessoas próximas do assunto.

Uma porta-voz da HP não comentou o assunto que afirmou tratar-se de "rumor e especulação".

A área de PCs gerou cerca de 30 por cento da receita da HP no trimestre encerrado em julho, com o grupo de impressoras representando cerca de 20 por cento. No entanto, a divisão de impressão teve margem operacional de 17 por cento, sendo a mais lucrativa área de negócios da empresa.

Para o ano fiscal de 2010, a HP prevê alta de 3 a 5 por cento no faturamento da divisão de PCs e de zero a 2 por cento no grupo de impressão.

A HP é a maior fabricante de computadores do mundo, com uma participação de cerca de 20 por cento do mercado global.

O jornal publicou que Vyomesh Joshi, um veterano da HP que comanda a divisão de impressão, pode deixar a companhia nos próximos meses.

Ele tem recebido nos últimos anos contatos de outras empresas de tecnologia em busca de presidente-executivo, segundo informa o jornal.

Fonte: UOL

Sony vai lançar novos títulos para PS3 no cinema

Por Sue Zeidler

LOS ANGELES (Reuters) - Os videogames chegarão ao cinema no mês que vem, quando a Sony pretende lançar um novo título para o seu console PlayStation 3 em uma campanha realizada em salas de cinema.

Em 5 e 6 de outubro, quatro cinemas em San Francisco e Thousand Oaks (Califórnia), Rosemont (Illinois) e Bellevue (Washington) oferecerão aos espectadores a chance de jogar o novo "Uncharted 2: Among Thieves," um jogo de ação, em telas de cinema equipadas com a tecnologia de projeção digital da Sony.

As salas oferecerão aos espectadores consoles PS3 conectados à tecnologia para cinema digital 4K, da Sony, que está instalada em cerca de 500 salas de exibição dos Estados Unidos e que, segundo a empresa, oferece resolução de imagem superior à dos projetores tradicionais.

Mike Fidler, vice-presidente sênior do grupo de soluções e serviços para cinema digital na Sony Electronics, espera que eventos como esse resultem em renda adicional para a Sony, produtores de videogames e cadeias de cinema.

"Essa é a primeira vez que realizamos algo assim em um cinema. Acreditamos que seja o começo de algo para nós, e nossa esperança é que seja possível transformar esse elemento em parte regular da experiência cinematográfica," ele disse. "Nosso objetivo, na conversão de cinemas à projeção digital, é ir além da experiência cinematográfica tradicional, e encontrar maneiras de ajudar as salas de exibição a manterem ocupados os seus assentos."

"Os videogames serão parte importante dessa equação," acrescentou.

A primeira noite será um evento apenas para convidados, mas o segundo evento será aberto ao público e promovido via rádio e sites de redes sociais.

As cadeias de cinemas vêm enfrentando problemas para manter seu crescimento de receita diante da recessão e dos avanços do entretenimento caseiro. E a Sony, como os demais fabricantes de consoles, quer um título de sucesso na temporada de festas para promover a venda de plataformas, enquanto o setor enfrenta prolongado declínio.

A Sony e a Microsoft, fabricante do rival Xbox 360, recentemente cortaram os preços de seus consoles. As vendas de software e hardware de videogame caíram 16 por cento nos EUA em agosto, para 908,7 milhões de dólares, o sexto mês consecutivo de declínio no setor, de acordo com o grupo de pesquisa NPD.

"Uncharted 2" sai em 13 de outubro.

Fonte: Uol

Google trabalha em recarga "inteligente" para veículos híbridos

Por Poornima Gupta

SAN FRANCISCO (Reuters) - O Google está começando a procurar maneiras de criar software para integrar plenamente os veículos híbridos recarregáveis em tomada à rede elétrica, a fim de minimizar a sobrecarga da rede e ajudar as empresas de energia a administrar a tarefa de recarregar as baterias de veículos.

"Estamos realizando alguns trabalhos preliminares", disse o diretor de iniciativas de energia e mudança climática do Google, Dan Reicher. "Começamos a trabalhar na recarga inteligente de veículos elétricos e em como integrar grande número de veículos elétricos à rede de energia de maneira eficiente."

"Já trabalhamos um pouco no aspecto de software, para determinar de que maneira seria possível criar um código de computador que administrasse essa espécie de infraestrutura de recarga", declarou ele em entrevista durante uma conferência setorial.

O Google, conhecido por seu serviço de buscas na Internet, anunciou em 2007 um programa para testar o Toyota Prius e o Ford Escape, veículos híbridos acionados por motores elétricos e a gasolina mas convertidos pela empresa em híbridos recarregáveis via rede elétrica e acionados prioritariamente por eletricidade.

Uma das tecnologias experimentais em teste pelo gigante das buscas na Web permitiria que os veículos recarregáveis via rede elétrica estacionados transferissem energia de volta à rede, o que ofereceria um potencial de reserva para o sistema durante os horários de pico.

O Google já está realizando esforços para enfrentar as questões da mudança climática por meio dos esforços filantrópicos de sua divisão Google.org.

Reicher diz que a frota de híbridos recarregáveis via rede elétrica da companhia vem sendo testada "de forma muito intensa" nos dois últimos anos.

"Uma das melhores coisas desses veículos é a grande oportunidade que oferecem de termos pela primeira vez, e enfim, uma tecnologia de armazenagem", afirmou.

Reicher disse que a empresa quer descobrir como administrar o impacto da recarga simultânea de milhões de veículos elétricos, no futuro.

Fonte: UOL

terça-feira, 29 de setembro de 2009

SP tem maior supercomputador distribuido da América Latina

Implantado em São Paulo pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) na última sexta-feira, o projeto GridUnesp (Integração da Capacidade Computacional da Unesp), tido como o maior cluster computacional da América Latina, permitirá aos pesquisadores da Universidade o acesso aos mais elevados níveis de capacidade de processamento e armazenamento de dados em diversas áreas de investigação científica.

Um cluster ou grid é um conjunto de computadores ou unidades de processamento (chamados de "nós") que trabalham em sincronia, como se fossem um único computador. A capacidade de processamento cresce exponencialmente a cada nó adicionado.

Segundo nota oficial no site da Unesp, o investimento no GridUnesp totalizou R$ 8 milhões, dos quais R$ 4,4 milhões vindos da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e R$ 3,6 milhões da própria universidade.

Sua infraestrutura consiste de um cluster central e outros sete secundários, com processadores Intel e tecnologia da Sun Microsystems. A Unesp implantou o projeto em sete diferentes campi, sendo eles Araraquara, Bauru, Botucatu, Ilha Solteira, Rio Claro, São José do Rio Preto e São Paulo.

O sistema central, que está instalado no campus de São Paulo, no bairro da Barra Funda, tem 2.048 núcleos de processamento e capacidade de desempenho de cerca de 23,2 teraflops (trilhões de cálculos por segundo), que, somados com as outras 896 unidades de processamento dos campi do interior, atingem um total de 33,3 teraflops.

A administração, operação e manutenção do GridUnesp serão centralizadas, e o acesso é permitido a qualquer pesquisador ligado à universidade. O coordenador-geral da GridUnesp e professor do Instituto de Física Teórica (IFT) do campus de São Paulo, Sérgio Ferraz Novaes, afirmou que ele atende principalmente às áreas de pesquisa que requerem processamento, análise e armazenamento de grandes quantidades de dados, como as de sequenciamento genético, previsão de tempo e modelagens molecular e celular.

A GridUnesp está ligada à rede internet2 norte-americana e faz parte de um pool de outras grids espalhadas pelo mundo por meio da Open Science Grid (OSG), dos Estados Unidos. Com o convênio, a GridUNESP passa a fazer parte de um grupo formado por estruturas computacionais importantes como TeraGrid, dos EUA e a TWGrid, da China.

Geek

Como a Microsoft pensa que usaremos o tablet secreto Courier


O booklet Courier, da Microsoft, surpreendeu muita gente - em grande parte porque parece ser algo muito além do que as pessoas esperam de um tablet. Confira um vídeo interno que mostra como a Microsoft acha que usaremos o Courier.

Fonte: Site do Terra

Dell lança notebook ultrafino voltado a usuário empresarial

A Dell lançou um sofisticado notebook ultrafino, trazendo um novo design aos modelos voltados para o segmento empresarial.

A companhia descreveu o novo Latitude Z como o laptop de 16 polegadas mais fino e leve do mundo, pesando dois quilos e com menos de 2,5 centímetros de espessura. Contudo, o modelo não é barato e custa a partir de 1.999 dólares.

A Dell, segunda maior fabricante de computadores do mundo, informou que focando em públicos como o de profissionais criativos.

Leveza e pouca espessura são certamente características prioritárias para fabricantes de computadores neste final de ano, tanto no segmento voltado para uso doméstico como no corporativo.

Os avanços tecnológicos estão permitindo que fabricantes de computadores consigam um desempenho ainda melhor em um formato cada vez menor.

A Dell lançou o modelo Adamo, um notebook ultrafino, no começo deste ano.

"Estamos vendo a propagação de modelos finos e leves em nosso portfólio", disse Todd Forsythe, vice-presidente do grupo de produtos ao cliente comercial da Dell.

A Dell informou que o Latitude Z é o primeiro laptop que oferece dock sem fio e carregamento "indutivo" de bateria. O aparelho pode ser recarregado sem o uso de um cabo de energia, basta colocá-lo em um acessório especial, vendido separadamente.

Fonte: Reuters

Warner e YouTube devem fechar acordo de música


Um acordo entre Warner Music Group e YouTube será finalizado e vai permitir que o site veicule videoclipes de artistas como Green Day e Madonna. As informações são de fontes que possuem conhecimento das negociações.

De acordo com a Reuters, o acordo, considerado iminente por uma fonte, pode resolver a disputa pelos direitos de licença que fez a Warner retirar, em dezembro, os clipes de seus artistas do serviço de vídeos do Google.

A notícia sobre as negociações surgiu na última segunda-feira (28/09) através do site AdAge. Com o acordo, o catálogo de músicos da Warner voltaria para o YouTube, onde as duas empresas já renovaram seus acordos: EMI Music, Sony Music Entertainment, da Sony, e Universal Music Gorup, da Vivendi.

Ainda não há informações sobre detalhes financeiros, mas Edgar Bronfman, presidente-executivo da Warner Music, afirmou que os termos são melhores do que no último contrato. O negócio também pode abrir novas possibilidades para que a companhia tenha um papel no novo site de videoclipes Vevo, baseado na plataforma tecnológica do YouTube, que já possui o apoio da Universal e da Sony.

Fonte: Adnews

sábado, 26 de setembro de 2009

Pacotão de segurança: perguntas e respostas sobre vírus em celular

Problema preocupa cada vez mais os usuários de tecnologia.
Aparelhos que apresentam maiores riscos são os chamados smartphones.


O primeiro pacotão de segurança de agosto responde dúvidas sobre os vírus em aparelhos celulares, uma preocupação cada vez mais frequente entre os usuários de tecnologia. As questões respondidas são: quais aparelhos estão em risco de infecção? Os vírus têm alguma relação com a capacidade do aparelho entrar na internet? Os vírus podem passar de um computador para um celular? Um “reset” para o estado de fábrica resolve o problema? Confira as respostas.

>>> Aparelhos que podem ser alvos de vírus

Meu aparelho é um N73 da Nokia. É possível ele ser infectado por um vírus?

O meu celular é um Nokia N95. Ele entra na internet. É possível ele pegar vírus?


É difícil falar que algo é “impossível” em segurança da informação. Muitas coisas “impossíveis” foram provadas possíveis com o avanço das técnicas de criminosos virtuais. Como foi explicado na coluna sobre os vírus de celular, os aparelhos em risco são os chamados smartphones. Esses celulares, diferentemente dos mais comuns, são capazes de rodar uma enorme variedade de aplicativos.

A possibilidade de vírus está ligada aos aplicativos; não existe relação com a funcionalidade de “entrar na internet”, como o leitor questionou. Os celulares mais simples apenas executam aplicativos em Java, que são bem limitados (por isso, a possibilidade de infectarem os aparelhos é bem menor).

Os smartphones são classificados de acordo com o sistema operacional utilizado. Os sistemas mais comuns são o Symbian, o Windows Mobile, o BlackBerry, o OS X e o Android.

os aparelhos Nokia N73 e N95 operam com o sistema operacional Symbian. É o sistema mais comum, com mais de 50% do mercado, e é também o maior alvo das pragas digitais para celular. O Symbian é mantido pela Nokia, mas há outras fabricantes que fazem uso do mesmo sistema.

Como foi dito na coluna anteriormente, não há motivo para pânico. Mas é importante se informar a respeito de atualizações para o sistema do celular, caso venham a ser disponibilizadas, e também evitar o uso de programas obtidos em fontes não confiáveis.

Arquivos recebidos por Bluetooth, que chegam ao seu aparelho sem você saber quem enviou, também podem estar disseminando alguma praga digital e, por isso, não devem ser abertos.

A situação nos celulares é bem diferente da dos computadores. É muito difícil ser infectado e, provavelmente, vocês terão realmente de querer executar um vírus para que ele se aloje no aparelho. Essa é a situação por enquanto, pelo menos.

>>> PC infecta celular simples, que infecta um smartphone?

Os vírus de celular podem passar de um computador para um celular que não seja um smartphone (por exemplo) e depois passar para um smartphone através deste celular pela conexão Bluetooth ou através de SMSs?

É arriscado dizer que algo não é possível, mas um vírus teria muita dificuldade para conseguir essa façanha que você descreve, Douglas.

Isso porque tanto o Bluetooth como o SMS (e MMS) são funções do próprio celular. Se o vírus não está em execução no aparelho, ele não pode usá-las. Um vírus que faz isso teria que ser multiplataforma, ou seja, ser capaz de se executar em PC, Java (no celular não-smartphone) e no sistema operacional do smartphone alvo. É complicado!

No entanto, um indivíduo mal-intencionado poderia armazenar o vírus para smartphone na memória de qualquer celular e enviar, manualmente, o vírus para as vítimas em potencial, tanto por Bluetooth como MMS. Nesse caso a situação é bem diferente, porque o processo não é automatizado -- o celular está apenas sendo usado como meio para transmitir o vírus –, e em nenhum momento o aparelho não-smartphone esteve infectado.

Vale lembrar que tanto no caso de Bluetooth como MMS ainda é preciso abrir o arquivo malicioso, pelo menos se não houver a tentativa de explorar alguma brecha de segurança, como a que foi recentemente descoberta no iPhone.

Pacotão de segurança: perguntas e respostas sobre vírus em celular
Problema preocupa cada vez mais os usuários de tecnologia.
Aparelhos que apresentam maiores riscos são os chamados smartphones.

O primeiro pacotão de segurança de agosto responde dúvidas sobre os vírus em aparelhos celulares, uma preocupação cada vez mais frequente entre os usuários de tecnologia. As questões respondidas são: quais aparelhos estão em risco de infecção? Os vírus têm alguma relação com a capacidade do aparelho entrar na internet? Os vírus podem passar de um computador para um celular? Um “reset” para o estado de fábrica resolve o problema? Confira as respostas.

>>> Aparelhos que podem ser alvos de vírus.

Meu aparelho é um N73 da Nokia. É possível ele ser infectado por um vírus?
Ligia

O meu celular é um Nokia N95. Ele entra na internet. É possível ele pegar vírus?
Renan


Foto: Divulgação Diversos aparelhos de celular fazem uso do sistema operacional Symbian, que pode executar aplicativos variados e, portanto, pragas virtuais. (Foto: Divulgação )É difícil falar que algo é “impossível” em segurança da informação. Muitas coisas “impossíveis” foram provadas possíveis com o avanço das técnicas de criminosos virtuais. Como foi explicado na coluna sobre os vírus de celular, os aparelhos em risco são os chamados smartphones. Esses celulares, diferentemente dos mais comuns, são capazes de rodar uma enorme variedade de aplicativos.

A possibilidade de vírus está ligada aos aplicativos; não existe relação com a funcionalidade de “entrar na internet”, como o leitor questionou. Os celulares mais simples apenas executam aplicativos em Java, que são bem limitados (por isso, a possibilidade de infectarem os aparelhos é bem menor).

Os smartphones são classificados de acordo com o sistema operacional utilizado. Os sistemas mais comuns são o Symbian, o Windows Mobile, o BlackBerry, o OS X e o Android.

saiba mais
'Genética' dos vírus indica comportamento das pragas virtuais Quiz G1: seu computador está seguro? Golpe no Twitter se aproveita de assuntos populares para disseminar vírus Pacotão de segurança: truque para sites falsos e vírus em site de torpedos Confira dicas para usar com segurança sites de computação nas nuvens Criminosos exploram falha no Windows com arquivos multimídia Pacotão de segurança: respostas secretas e desfragmentação no Vista Saiba como evitar os vírus que atacam redes sociais Especialistas criticam atualização do Windows que interferia no Firefox Saiba como usar e configurar redes Wi-Fi de forma segura Invasores usam página de torpedos de celular para aplicar golpes Pacotão de segurança: Linux no acesso a bancos e identificação de IP Saiba o que são falhas de segurança 'dia zero' e como se proteger delas Pacotão de segurança: spam 'enviado por você' e vírus em arquivos multimídia Pacotão de segurança: dois antivírus e pragas em arquivo torrent Quatro brechas são reveladas no primeiro dia do 'mês de falhas do Twitter' Saiba como aumentar a segurança de seus dados em PCs compartilhados Entenda o que fazem e como se espalham os vírus de celular
--------------------------------------------------------------------------------
No caso de, os aparelhos Nokia N73 e N95 operam com o sistema operacional Symbian. É o sistema mais comum, com mais de 50% do mercado, e é também o maior alvo das pragas digitais para celular. O Symbian é mantido pela Nokia, mas há outras fabricantes que fazem uso do mesmo sistema.

Como foi dito na coluna anteriormente, não há motivo para pânico. Mas é importante se informar a respeito de atualizações para o sistema do celular, caso venham a ser disponibilizadas, e também evitar o uso de programas obtidos em fontes não confiáveis.

Arquivos recebidos por Bluetooth, que chegam ao seu aparelho sem você saber quem enviou, também podem estar disseminando alguma praga digital e, por isso, não devem ser abertos.

A situação nos celulares é bem diferente da dos computadores. É muito difícil ser infectado e, provavelmente, vocês terão realmente de querer executar um vírus para que ele se aloje no aparelho. Essa é a situação por enquanto, pelo menos.

>>> PC infecta celular simples, que infecta um smartphone?

Os vírus de celular podem passar de um computador para um celular que não seja um smartphone (por exemplo) e depois passar para um smartphone através deste celular pela conexão Bluetooth ou através de SMSs?
Douglas Souza

É arriscado dizer que algo não é possível, mas um vírus teria muita dificuldade para conseguir essa façanha que você descreve, Douglas.

Isso porque tanto o Bluetooth como o SMS (e MMS) são funções do próprio celular. Se o vírus não está em execução no aparelho, ele não pode usá-las. Um vírus que faz isso teria que ser multiplataforma, ou seja, ser capaz de se executar em PC, Java (no celular não-smartphone) e no sistema operacional do smartphone alvo. É complicado!

No entanto, um indivíduo mal-intencionado poderia armazenar o vírus para smartphone na memória de qualquer celular e enviar, manualmente, o vírus para as vítimas em potencial, tanto por Bluetooth como MMS. Nesse caso a situação é bem diferente, porque o processo não é automatizado -- o celular está apenas sendo usado como meio para transmitir o vírus –, e em nenhum momento o aparelho não-smartphone esteve infectado.

Vale lembrar que tanto no caso de Bluetooth como MMS ainda é preciso abrir o arquivo malicioso, pelo menos se não houver a tentativa de explorar alguma brecha de segurança, como a que foi recentemente descoberta no iPhone.

>>> Vírus de celular em Java?

Fiquei intrigado com isso. Esses vírus estão rodando dentro da sandbox do Java? No caso, um factory reset que limpe a NVRAM mantendo os dados do usuário resolveria esse problema.

Como explicado acima, os vírus para celular atacam os smartphones. Eles não estão restritos aos aplicativos Java usados em quase todos os aparelhos modernos: na verdade, dependem das funções oferecidas pelos sistemas operacionais dos telefones móveis mais sofisticados.

Um “reset” para retornar o aparelho ao estado de fábrica provavelmente irá eliminar qualquer praga digital, mas isso se não houver uma maneira – talvez devido a uma falha de segurança – de o vírus interferir no próprio processo de reset.

>>> RIM ou TIM?

Se não estou enganado, nesta frase [ da coluna de vírus para celular ]: “da fabricante de mesmo nome, e o BlackBerry, da RIM, usado também pelos celulares desta marca.” Seria TIM e não RIM? Desconheço essa RIM, se houver essa marca me informem.

A frase está correta, RIM, ou Research in Motion, é uma fabricante de celulares que desenvolve o sistema e os aparelhos BlackBerry. São aparelhos muito comuns no mercado corporativo, especialmente nos Estados Unidos, devido às suas funcionalidades de “push mail”.

Fonte: G1

Vulnerabilidade crítica do Windows Vista recebe correção provisória

Microsoft liberou solução para brecha que permitia instalar vírus.
Confira também outras notícias sobre segurança para o PC.



A Microsoft disponibilizou esta semana uma solução para a brecha no compartilhamento de arquivos do Windows Vista e Server 2008. Um invasor que explorar com sucesso o problema é capaz de obter o controle total do sistema ou instalar um vírus, o que permitiria a criação de uma praga de rápida disseminação. Além da correção temporária, também é possível se proteger usando um firewall.

Também nesta semana: vírus chinês resiste à restauração do sistema para roubar senhas de jogos, executivo do Google sugere coalizão para proteger web de anúncios maliciosos e redes zumbi.

Se você tem alguma dúvida sobre sobre os post. deixe-nos um comentário com sua pergunta, que teremos o maior prazer em respondê-los.

Fonte: G1

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Intel mostra protótipo de notebook com quatro telas


Em vez de apenas uma, por que não quatro telas, sendo uma principal e três intermediárias na carcaça do notebook? Na visão da Intel, isso é possível, de acordo com um protótipo demonstrado esta semana no IDF, encontro anual de desenvolvedores da fabricante de chips, em San Francisco.

As telas menores, localizadas acima do teclado, organizam informações secundárias (media player, e-mail e outros aplicativos) e podem ter suas informações arrastadas de uma área para outra e até mesmo para a tela principal, já que são sensíveis ao toque.

A Intel chama o conceito de "Ultimate Multi-Tasking Concept PC", ou "o melhor PC conceito multitarefa". Agora, depende dos fabricantes de computadores adotarem ou não esse novo formato para o notebook.

Fonte: Zumo Notícias

Projeto Pink: celular secreto da Microsoft é revelado


O Project Pink é o celular secreto da Microsoft, sua primeira grande jogada em telefones desde o lançamento do iPhone. Eis as primeiras imagens dos aparelhos Pink, o Turtle e o Pure.

Esses telefones serão feitos pela Sharp, que dividirá o branding com a Microsoft. A Sharp fabricou o hardware do Sidekick para a Danger, que foi comprada pela Microsoft há quase dois anos. O Pink será voltado principalmente para o mesmo mercado do Sidekick.

Fonte: Gizmodo

Nokia é processada no Brasil por marca Ovi


A finlandesa Nokia encontra-se no meio de uma disputa legal sobre o uso de sua marca de serviços Ovi no Brasil, o maior mercado de telecomunicações da América Latina.

A empresa brasileira de serviços de telecomunicações Ouvi Divulgação e Marketing em Celulares disse que a Nokia estaria abusando da marca Ovi no Brasil, competindo diretamente com a Ouvi, marca usada pela firma brasileira desde 2004.

Segundo a Ouvi, a decisão do tribunal sobre o caso pode sair a qualquer momento. A Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, não quis comentar o andamento do processo.

Para a Nokia, a Ovi, marca lançada em 2007, é suficientemente distinta de Ouvi, acrescentando que a palavra Ovi tem um sentido diferente em finlandês. A Nokia também afirmou que a marca seria apresentada normalmente em conjunto com a marca registrada Nokia.

"O que a Nokia parece não ter notado é que os 190 milhões de habitantes do Brasil falam português e não finlandês", disse Tore Haugland, CEO da Ouvi, que é controlada pela firma de investimentos norueguesa Diem Telekom.

A Ouvi afirmou que, em 2004, também registrou um domínio na internet com o nome de Ovi (ovi.com.br) uma vez que na pronúncia em português as duas palavras são semelhantes.

"Estamos certos de que o tribunal brasileiro irá decidir a nosso favor e esperamos a remoção da marca Ovi pela Nokia de todos seus carregamentos de aparelhos no Brasil e que parem de usar e citar a marca no Brasil", disse Haugland.

Este é o último caso de uma série de problemas com o serviço Ovi da Nokia, que foi lançado sob os holofotes em 2007, mas não teve um bom começo.

Fonte: Reuters

Banco processa Google por não revelar dados de usuário


O Rocky Mountain Bank, que opera em Montana, nos EUA, está processando a Google para obter dados da conta de um usuário do serviço. Um funcionário do banco enviou para esse usuário, por engano, informações sobre 1.325 clientes do banco, tanto contas de pessoa física como jurídica, incluindo endereços, nomes e até números de empréstimos feitos.

O problema começou em agosto, quando um dos clientes pediu para que o banco enviasse documentos sobre seus empréstimos para um de seus representantes. O empregado do banco não só enviou as informações para o endereço errado, como também anexou arquivos confidenciais ao e-mail, contendo dados de centenas de outros clientes.

Segundo a Softpedia, a instituição precisa dos dados para identificar a extensão da brecha de segurança, mas o Google não deve fornecê-los sem uma decisão judicial favorável. Mesmo que o banco consiga, o dono da conta ainda terá a chance de recorrer do pedido.

A equipe do Rocky Mountain tentou apagar o e-mail remotamente utilizando um recurso do servidor Microsoft Exchange, mas o esforço foi em vão.

De acordo com o site The Register, o Rocky Mountain Bank fez um pedido para o tribunal manter o processo em sigilo, esperando evitar o pânico de seus correntistas e a consequente corrida aos caixas para encerrar as contas. O juiz Ronald Whyte, da Califórnia, negou o pedido. Mesmo assim, dados sobre o processo só puderam ser divulgados depois de 21 de setembro porque os documentos originais enviados pelo banco continham endereços de e-mail, sujeitos à politica de privacidade.

Fonte: Geek

terça-feira, 22 de setembro de 2009

HD da Seagate é o primeiro com eSATA 3.0


O novo HD da Seagate, o Barracuda XT, tem 2 terabytes. Mas esse valor é o coadjuvante da novidade, já que ele é o primeiro disco rígido a utilizar o formato eSATA 3.0.

Isso quer dizer que o HD pode chegar atingir 6 Gbps de taxa de transferência. Porém, sua construção mecânica não deve deixá-lo chegar nisso. Mas o que importa é que o Barracuda XT é compatível com o eSATA 3 Gbps e 1,5 Gbps.

E além de seus dois terabytes, ele ainda tem 64 MB de memória em cache, um número de muito respeito. E já está à venda nos EUA por 300 dólares. Encara?

Fonte: UOL

Fones permitem parar e recomeçar a música sem mexer nos controles


Fones de ouvido inteligentes que param a música quando retirados do ouvido facilitariam a vida de quem anda sempre atarefado.

O MH907, novo fone de ouvido da Sony Ericsson possui uma tecnologia chamada SensMe que interrompe e recomeça a música do ponto onde parou somente ao tirar e colocar um fone no ouvido.

O SensME é uma tecnologia de movimento que também já está integrada em outros dispositivos da empresa, como o celular W902, que permite mudar faixas de música ao chacoalhar o aparelho.

O fone de ouvido está disponível nas cores preta e amarela e branca. O cabo mede 164 cm de comprimento e o gadget pesa quase 26 gramas.

Fonte: UOL

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

HP mostra tela sem fio com acesso à web


A HP lançou nesta quinta-feira (17/9) a DreamScreen, uma tela que usa apenas a conexão se fio para apresentar conteúdo da internet e não precisa estar conectada diretamente a um computador.

Ela ainda pode ser usada como porta-retrato digital, despertador e sintonizador de mais de 15 mil estações de rádio de todo o mundo.

Segundo informações do site IDG Now!, a HP vai fechar parceria com empresas de internet para desenvolver aplicativos e interfaces especiais para a DreamScreen. Entre elas estão a rede social Facebook, o site de música Pandora e o site de fotos Snapfish.

O produto chega ao mercado dos Estados Unidos em outubro, o modelo de 10,2 polegadas custará US$249 já o de 13,3 polegadas US$ 299.

Redação Adnews

A840, da Sony, é MP3 player de 0,7 cm de espessura


O MP3 player mais fininho do mundo, de apenas 0,7 centímetro de espessura, acaba de ser parido pela Sony. Depois de lançar uma porção de modelos no mercado, a fabricante parece ter acertado a mão com o NW-A840, da família Walkman.

O novo dispositivo tem tela de OLED de 2,8 polegadas e vem com capacidade de armazenamento de até 64 GB. Ele é equipado com sistema de redução de ruídos, rádio FM e amplificador digital S-Master.

A Sony garante que a bateria dele aguenta até 29 horas tocando músicas, sem precisar ser recarregada. A série NW-840, em cores marrom e preta, deve chegar ao mercado japonês em 31 de outubro por preços que variam de 263 a 439 dólares.

Fonte: Plantão Info

Magic é primeiro Android à venda no Brasil


A HTC lança nesta quinta-feira o smartphone Magic, primeiro aparelho que roda o sistema operacional Android, desenvolvido pelo Google, a ser vendido no Brasil.

O Magic será vendido pelas principais operadoras e não tem preço sugerido informado pela fabricante. Seu custo vai depender do plano oferecido pelas operadoras. O aparelho conta com a interface Sense, que divide a tela em três áreas (pessoal, customizado e entretenimento).

O novo smartphone tem tela de 3,2 polegadas sensível ao toque, conectividade 3G, Wi-Fi e Bluetooth, câmera de 3,2 megapixels e sincronização com contas de e-mail pessoal e Exchange. O Magic chega às lojas até o final do mês.

Fonte: Zumo Notícias

Microsoft apresenta "A Próxima Geração de Jornais"


“A Próxima Geração de Jornais”. É dessa maneira que a Microsoft chama o projeto apresentado à Associação Americana de Jornais, com possíveis soluções para a geração de receitas pelos sites jornalísticos. De acordo com a proposta, “o futuro da mídia será relacionado com o futuro do software” e os veículos de comunicação terão que se adaptar a um novo modelo de negócios, com novas plataformas de produção e distribuição.

“As experiências em mídia digital são distribuídas por uma combinação de conteúdo, software e serviços que ajudam os usuários a descobrir e trocar informações”, diz o projeto.

Para a Microsoft, o futuro dos jornais será de coexistência entre conteúdo editorial e gerado pelos usuários, “combinando as forças dos dois”. As informações serão disponibilizadas em pacotes, como os jornais e canais de TV; ou em partes, como os serviços de RSS ou arquivos para download. “Vendas, assinaturas e anúncios publicitários continuarão sendo as principais fontes de renda”.

A proposta da empresa é um canal de informações, que agregue conteúdo de diferentes fontes de acordo com o perfil do usuário. Ele deverá ser acessível em qualquer dispositivo, tanto online como offline; e ajudar o usuário a navegar pelas informações, com links, recomendações e buscas semânticas.

Fonte: Comunique-se

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TV Digital estreia no interior do Pará

A TV Liberal, afiliada da TV Globo no Pará, iniciou a transmissão de sinal digital de TV em 11 municípios do interior do Pará.

Além das cidades do interior, o sinal digital já estava presente na capital do Estado, Belém. Ao lado de Manaus, Belém é a segunda capital da região Norte a contar com transmissão de sinal digital de TV, tecnologia que estreou no Brasil em dezembro de 2007, com transmissões em alta definição para a cidade de São Paulo.

Ao todo, as cidades de São Paulo, Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro, Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Recife (PE), João Pessoa (PB), Sorocaba (SP) e Belém (PA) já contam com a transmissão digital.

Fonte: Felipe Zmoginski do Info Online

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Oi lança internet banda larga de 100 mega


A operadora de telefonia Oi anunciou hoje (9) o lançamento do Oi Velox Ultra, um serviço de banda larga em alta velocidade com acesso à internet de até 100 mega.

O Oi Velox Ultra também oferece velocidades de 14, 20, 40 e 60 mega. A operadora acredita que 14 e 20 mega satisfaçam a necessidade do cliente residencial. Já as velocidades superiores, de até 100 mega, atendem a demanda dos clientes empresariais.

“A Oi possui uma estratégia de negócios orientada pelo cliente, apoiada pelas ações de fim de multa e desbloqueio de aparelhos. Com o lançamento do Oi Velox Ultra com até 100 mega de velocidade, reforçamos nosso compromisso no desenvolvimento de serviços que tragam qualidade e benefícios para nossos clientes”. Disse João Silveira, diretor de mercado da Oi.

Informações Adnews

Microsoft mostra teclado cheio de estilo


A Microsoft mostrou ontem para o mundo mais um desses teclados que muita gente gostaria de ter. Trata-se do Bluetooth Mobile Keyboard 6000 que, como o nome já diz, vem pronto para a conexão sem fio. E ele será vendido em duas partes.

O design do teclado é todo cheio de estilo. Ele tem uma leve curva de 6 graus pensada especialmente para situações em que você terá que colocar o teclado no colo. Como ele se conecta via Bluetooth, o público-alvo são os usuários de notebooks em geral. Até por isso, metade dele será vendido à parte. Metade é exagero, mas o numpad, sim.

Ou seja, para ter esse belo kit da foto, você terá que desembolsar 90 dólares no teclado e mais 45 dólares no numpad. Acho que muita gente vai preferir escrever os números na segunda linha do teclado mesmo.

Fonte: InfoBlogs

Dell lança o primeiro notebook de 14 polegadas no Brasil


10 de setembro de 2009 – A Dell lança hoje o Inspiron 14, inaugurando seu portfólio de notebooks de 14” voltados para consumidor final. O modelo vem complementar a família Inspiron, que já conta com o netbook Mini 10 e o notebook de 15.6”.

“O Inspiron 14 foi desenvolvido para os consumidores que buscam uma solução completa para as tarefas do dia-a-dia e entretenimento em alta definição, sem abrir mão do tamanho compacto”, diz Hans Erickson, Diretor e Gerente Geral para Consumidor Final da Dell América Latina.

Com tecnologia Truelife de alta definição, sua tela ressalta as cores e o contraste das imagens. O modelo ainda pode vir equipado com leitor de Blu-Ray e está disponível em quatro cores (preto, branco, rosa e vermelho). Com dimensões de 33,9cm x 2,54 cm (frente) e 3,59 cm (traseira) e 2,38 cm (LxAxP), o Inspiron 14 é aproximadamente 10% mais leve que o modelo de 15”.

Com este anúncio, a Dell Brasil soma dez lançamentos apenas este ano, incluindo o desktop Dimension 1000, que foi desenhado exclusivamente para o País. “Desde que direcionamos esforços globalmente para o consumidor final, temos trabalhado para oferecer cada vez mais opções de produtos, todos com design diferenciado, cores e diversas opções de funções”, comenta Hans.

A internet em toda parte


Quarenta anos após seu início, a rede está disponível a partir de TVs e celulares, entre outros aparelhos, além do computador. Pode até não haver consenso sobre a data exata que marca a origem da internet, quatro décadas atrás, mas uma coisa é certa sobre o seu futuro: irá se tornar cada vez mais onipresente. A mobilidade do celular, que leva seus e-mails para o bolso, é só o começo. A rede conectará os eletrodomésticos de sua casa e até fechará a janela da sala quando começar a chover. É a “internet das coisas”. A rede não só estará em todos lugares como se tornará imperceptível.

"Você vai ver mais os resultados, e não a internet em si. Quando você usa a eletricidade em casa, não está preocupado se é 60 Hz ou monofásico, isso ficou para trás. Você liga sua secadora e funciona", compara o diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), Demi Getschko, com a autoridade de quem é considerado um dos pais da internet no Brasil.

Com a implementação, já em curso, do protocolo IPv6 – versão 6 do protocolo da internet (IP, na sigla em inglês), que é a identidade de uma máquina na rede –, teremos endereços infinitos, avisa Getschko. É o que possibilitará a internet em todas as coisas. "Não só computadores e pessoas se falam, os equipamentos domésticos também, de forma que tudo ao seu redor vai estar interligado", explica.

Esse seria o quarto estágio da internet. O primeiro foi ter ligado máquinas. Em 2 setembro de 1969, cientistas da Universidade da Califórnia trocaram informações entre dois computadores por meio de um cabo de cinco metros. Em 29 de outubro, uma mensagem foi trocada entre computadores de duas universidades, o que marcou o início da rede Arpanet, embrião da internet.

A próxima etapa foi a conexão entre pessoas, e o correio eletrônico é o melhor exemplo, opina Getschko. Em um estágio seguinte, as pessoas passaram a construir uma identidade online por meio de blogs e redes sociais. Para se ter ideia, os sites de relacionamento foram acessados por 80% dos 36,4 milhões de brasileiros que navegaram na web em julho de suas casas ou do trabalho.

Só então chegamos à “internet das coisas”. A ideia é deixar o mundo mais inteligente, com sensores capazes de determinar se uma porta está aberta, por exemplo, e dispositivos capazes de fechá-la ao receber um comando pela rede.

"Caminhamos a passos firmes para que a internet esteja em carros, animais, plantas e humanos. O que parece ficção científica começa a surgir no cotidiano", conclui Marcelo Zuffo, pesquisador do Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

Por Vanessa Nunes - Zero Hora

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sony apresenta walkman com tela OLED


No momento em que comemora os trinta anos da criação do Walkman no mundo, a Sony Brasil apresenta seu primeiro modelo portátil no País com a tecnologia OLED. O novo MP4 também é o primeiro da marca com acesso à internet. A empresa, desde 1979, investe de forma intensa nessa área. Para este ano, por exemplo, é esperado um crescimento de 15% no segmento em relação ao ano passado. Para auxiliar nesse incremento, a Sony também traz um novo e diferenciado integrante da linha de MP3 players.

O MP4 Walkman da Série X é o mais moderno da categoria. É o primeiro player da empresa no Brasil com tela touchscreen. Isso significa que o consumidor pode acionar todas as funções com apenas leves toques. Além disso, a tela é feita de OLED, a tendência pós-LCD.

O produto também se diferencia por ter acesso à internet, por meio de conexão wi-fi. O usuário pode acessar o You Tube para assistir a diversos vídeos direto no seu MP4, fazer download de podcasts ou ainda acessar o site Yahoo para ver as principais notícias do dia. Tudo isso ainda com o moderno sistema integrado de Noise Cancelling, que cancela até 98% dos ruídos externos, deixando o som emitido aos fones de ouvido muito mais claro e limpo.

“Este modelo mostra todo o potencial dos produtos Sony e a preocupação constante da empresa em trazer o melhor ao mercado nacional. A Série X também dispõe de tecnologia de amplificação digital de áudio S-master e a tela OLED permite um ângulo de visão de 180º, respostas mais rápidas e baixo consumo de energia. Com todas estas vantagens, o consumidor ainda tem até nove horas de entretenimento sem interrupção com uma única carga”, afirma Rafael Stival, gerente de produto da linha de áudio portátil da Sony Brasil.

Fonte: Adnews

sábado, 5 de setembro de 2009

Samsung quer vender pelo menos dez milhões de TVs LED em 2010


Companhia prevê vendas de 2 milhões de unidades para este ano.
Modelos são um terço mais finos e têm uma vida útil mais longa.

A Samsung Electronics tem como meta vender pelo menos 2 milhões de televisores com telas de cristal líquido que usam diodos emissores de luz (LED) em 2009 e ao menos 10 milhões de unidades em 2010.



TVs com tecnologia LED são cerca de um terço mais finas que as que usam lâmpadas fluorescentes de cátodos frios (LCD) e têm uma vida útil mais longa. Elas oferecem imagens mais brilhantes, com contraste e gama de cores maiores, afirmam os simpatizantes do sistema.

O presidente da divisão de displays visuais da Samsung, Yoon Boo-keun, afirmou que a companhia planeja superar com folga o desempenho da indústria no segmento de TVs LED no ano que vem.

Diferentemente de 2009, quando a Samsung esteve praticamente sozinha no segmento de TVs LED na primeira metade do ano, Yoon afirmou que espera competição "mais aquecida" em 2010.

Fabricantes de telas de televisores planejam embarcar 4,3 milhões de unidades de cristal líquido com LEDs em 2009, segundo relatório de junho da empresa de pesquisa DisplaySearch.

Os televisores LED consomem menos energia que TVs LCD e são econômicos e ambientalmente corretos, afirmou Yoon, acrescentando que a Samsung espera que o segmento de TVs LED tenha o mesmo tamanho da categoria de LCDs em 2012.

Sobre o mercado para televisores que usam diodos orgânicos emissores de luz com matriz ativa (AM-OLEDs), extremamente estreitos e que tem qualidade superior de imagem e maior eficiência no consumo de energia, Yoon disse que é preciso muito mais tempo para que modelos comerciais se tornem lucrativos.

A Samsung vai continuar a desenvolver o segmento OLED como parte de estratégia futura no setor de TVs, disse Yoon. A companhia é a principal proponente de telas AM-OLED em dispositivos pequenos, como celulares e aparelhos de mídia digital.

A Sony lançou a primeira TV AM-OLED do mundo no final de 2007, mas não seguiu com novos modelos.

A LG Electronics, rival sul-coreana da Samsung, revelou um televisor com tela de AM-OLED de 15 polegadas, o maior modelo comercial até agora, e prometeu um modelo de 40 polegadas "em um futuro não muito distante".

Fonte: Globo.com

Lembrando que As TV's de LED encontram-se disponíveis em Nossa Loja!!
INFO DESIGN INFORMÁTICA

>>> Live Messenger terá atualização de segurança obrigatória


Começou na sexta-feira passada (25) uma medida adotada pela Microsoft para atualizar os usuários do Windows Live Messenger. Devido ao problema de segurança na biblioteca – uma espécie de código compartilhado – conhecida como ATL, que atinge uma série de aplicativos, o Messenger está potencialmente vulnerável. Ao final de outubro, quem não estiver com a versão mais recente do Messenger não poderá mais fazer login na rede do mensageiro.

De início, apenas usuários das versões 8.1 e 8.5 do Messenger receberão um aviso a respeito da necessidade de atualizar o programa. Isso mudará em meados de setembro, quando a atualização se tornará obrigatória.

A partir de outubro, os usuários da versão 14 estarão recebendo os avisos. Até o final do mês, a atualização se transformará em requerimento para fazer login e usar o serviço.



Segundo a Microsoft, o processo será gradual – nem todos os usuários receberão o aviso ao mesmo tempo. Quem estiver usando o programa em uma plataforma em que não há versões novas do Messenger disponíveis, como é o caso do Windows 2000, não terão de atualizar.

Fonte: Globo.com

>>> Envio de CDs a cooperativa de crédito foi teste de invasão


Na semana passada, a coluna Segurança para o PC divulgou o curioso caso dos CDs enviados por correio a uma cooperativa de crédito norte-americana. Os CDs, que supostamente continham materiais de treinamento antifraude, na verdade eram falsos. Inicialmente suspeitou-se de um ataque, até que a empresa de segurança Microsolved se pronunciou informando que a ação era parte de um teste de segurança autorizado.

A situação não foi como esperada porque o funcionário responsável por receber os CDs na cooperativa estava ausente. Com isso, os CDs foram parar nas mãos de outro funcionário, que não sabia do procedimento e, portanto, resolveu avisar as autoridades. Isso gerou um alerta da Administração Nacional das Cooperativas de Crédito dos Estados Unidos (NCUA), e a mídia também cobriu o caso.

Para a Microsolved, o desfecho do episódio prova que o 'sistema' – o conjunto de ações que levaram o alerta ao conhecimento geral – de fato funciona. “O sistema funcionou. Fôssemos nós caras maus, teríamos sido descobertos. O mundo foi protegido, graças à vigilância e atenção da NCUA e da comunidade de segurança”, escreveu o especialista em segurança Brent Huston, no blog da Microsolved.

Fonte: Glob.com

>>> Microsoft alerta para brecha 'dia zero' em servidores web


A Microsoft confirmou uma falha 'dia zero' no Internet Information Services (IIS), o software servidor web da empresa, usado por prestadores de serviços de internet para abrigar sites que usam tecnologias Microsoft. Um código para tirar proveito da vulnerabilidade já foi publicado, e não há correção, mas nem todos os sites podem ser atacados – o invasor precisa ter acesso FTP ao site e ter permissão para criar uma pasta.

O File Transfer Protocol (FTP) é usado para transmitir arquivos para espaços web. Quem mantém sites na internet normalmente envia os arquivos por meio deste protocolo.


Em risco de ataque estão as empresas de hospedagem – como são chamados os provedores que permitem a criação de sites na internet. Um criminoso pode criar uma conta maliciosa e tomar o controle do servidor inteiro, atingindo sites de outros clientes, pois normalmente um mesmo servidor é responsável por dezenas ou centenas de sites. Internautas podem ser afetados ao visitarem as páginas que forem comprometidas para disseminar cavalos de troia.

Servidores baseados no Windows Server 2008 ou Windows Vista não estão risco. Já o Windows Server 2003 tem um risco reduzido. Segundo a Microsoft, embora a vulnerabilidade exista, ela ainda não foi explorada com sucesso nesse sistema. Ainda de acordo com a empresa, não se sabe de nenhum ataque realizado com base nessa brecha.

Atualizações de segurança para todos os produtos da Microsoft são lançados na segunda terça-feira útil do mês que, em setembro, será nesta próxima terça (8). Não se sabe, até o fechamento da coluna, se uma correção estará disponível já nessa data, no entanto, mas, em alguns casos mais graves, a empresa decide lançar uma atualização de emergência, fora do 'calendário'. Por enquanto, a Microsoft publicou algumas soluções temporárias.

Fonte: Globo.com

Microsoft alerta para falha que permite invasão a sites

Código permite explorar brecha sem grandes dificuldades.
Confira também outras notícias sobre segurança para o PC.



Uma falha ainda sem correção no Internet Information Services (Serviços de Informações da Internet - IIS) – software usado por servidores para disponibilizar páginas web – foi confirmada pela Microsoft na terça-feira (1). Um código, que permite explorar a brecha sem grande dificuldade, já está disponível na internet. Embora a brecha não seja problema direto para os internautas, sites podem ser comprometidos.



Também nesta semana: Envio de CDs a cooperativa de crédito foi teste de invasão, Live Messenger terá atualização obrigatória.

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

Fonte: Globo.com

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Novo celular MotoCubo A45 Eco dá acesso a redes sociais


A Motorola lança nesta sexta o novo celular MotoCubo A45 Eco, modelo com teclado QWERTY deslizante e acesso rápido a rede sociais como Orkut e Facebook.

O aparelho, com design quadrado, é o segundo modelo da operadora feito com materiais reciclados. O MotoCubo vem com câmera de 2 megapixels, tocador de MP3 e rádio FM com RDS. O armazenamento de músicas e fotos pode ser feito no cartão de memória de 2GB que vem com o A45, expansível a 32 GB.

Além de atalhos para Facebook e Orkut, o MotoCubo A45 vem com aplicativos do Last.fm, Midomi, Google Maps e jogos (The Sims 2 e Spore). O aparelho será vendido a partir de setembro, pelo preço sugerido de R$ 549, que pode variar de acordo com a operadora.

Fonte: Zumo Notícias

(E Continua nossa Liquidação Maluca, Toda Loja
em Promoção e em até 10x Sem Juros - Aproveite, acesse o
site
INFO DESIGN INFORMÁTICA)

Google patenteia página inicial


O Google patenteou sua página principal na internet junto ao U.S. Patent and Trademark Office. A batalha foi longa. Foram mais de cinco anos de disputa pra conseguir o registro.

De acordo com informações do Plantão Info, o registro, liberado na última terça-feira, certifica o Google como proprietário da ideia de construir uma interface gráfica com grande janela de busca, dois botões abaixo e muitos links ao se redor. O logotipo, entretanto, não faz parte desta patente.

"Reservar direitos autorais". Esse foi o argumento utilizado pela companhia para pedir o registro, emitido em março de 2004. O Google não adiantou o que pretende fazer agora com o certificado em mãos.

Redação Adnews

(E Continua nossa Liquidação Maluca, Toda Loja
em Promoção e em até 10x Sem Juros - Aproveite, acesse o
site
INFO DESIGN INFORMÁTICA)

Philips anuncia terceira geração da TV Aurea


A Philips anunciou o lançamento da terceira geração do seu televisor Aurea na IFA 2009, maior feira de tecnologia da Europa que ocorre em Berlim, na Alemanha. Esses modelos são conhecidos por ter uma borda que emite uma luz complementar à imagem exibida na tela, e agora a Philips modificou o aparelho para melhorar a "experiência" do espectador.

A nova Aurea usa tecnologia LED (no lugar do LCD) para mostrar imagens em alta resolução (1920 x 1080), o que gera um resultado mais nítido, com melhor brilho e contraste, além de ser mais econômica: segundo a Philips, ela economiza 40% de energia em relação a um modelo LCD convencional.

Sua borda transparente (chamada Active Frame) conta com 250 LEDs independentes para "ampliar" a imagem junto com a tecnologia Ambilight Spectra, que projeta as cores ao redor da TV. Os alto-falantes da Aurea estão "escondidos" na borda do aparelho. Na Europa, o modelo vem com sintonizador de TV (padrão DVB) integrado.

A Aurea oferece um novo recurso chamado Net TV, com acesso a determinados sites de parceiros na tela da televisão, a maioria parceiros europeus da Philips, como YouTube, eBay e TomTom, entre outros. O controle remoto é diferente: em formato ovalado, lembra mais um mouse de computador ou até mesmo um telefone celular.

A data de lançamento oficial e o preço ainda não foram divulgados pela Philips.

Fonte: Zumo Notícias

Obs: As Tv's LED já se encontram disponível em nossa Loja!

(E Continua nossa Liquidação Maluca, Toda Loja em Promoção e em até 10x Sem Juros - Aproveite, acesse o site INFO DESIGN INFORMÁTICA) (Promoção por tempo limitado).

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

E CONTINUA A LIQUIDAÇÃO MALUCA NA INFO DESIGN INFORMÁTICA


TUDO EM PROMOÇÃO E EM ATÉ 10X SEM JUROS! PROMOÇÕES IMPERDÍVEIS, CONFIRA NOSSO SITE INFO DESIGN INFORMÁTICA AS MELH0RES FORMAS DE PAGAMENTO E O MELHOR ATENDIMENTO AOS NOSSO CLIENTES!

ENTREGAMOS EM TODO BRASIL!

CONTATO:

MSN / SKYPE: SAC@INFODES.COM.BR
E-MAIL: VENDAS@INFODES.COM.BR

CLIENTES CORPORATIVOS, CONFIRA NOSSAS CONDIÇÕES ESPECIAIS, CONTATE-NOS PELOS CORPORATIVO@INFODES.COM.BR

TEL.: (21) 2697-2615

PARA TIRAR SUAS DÚVIDAS, DEIXE-NOS UM E-MAIL OU UM COMENTÁRIO, QUE TEREMOS O MAIOR PRAZER EM ATENDÊ-LOS!

INFO DESIGN INFORMÁTICA!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

LIQUIDAÇÃO MALUCA INFO DESIGN INFORMÁTICA!!


DEU A LOUCA NA INFO DESIGN, ESTAMOS LIQUIDANDO TUDO! TODO SITE EM PROMOÇÃO E EM ATÉ 10X SEM JUROS! CONFIRA NO SITE www.infodes.com.br

ENTREGAMOS EM TODO BRASIL!

CONTATO:

MSN / SKYPE: SAC@INFODES.COM.BR
E-MAIL: VENDAS@INFODES.COM.BR

TEMOS CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CLIENTES CORPORATIVO, ENTRE EM CONTATO: CORPORATIVO@INFODES.COM.BR

TEL.: (21) 2697-2615

INFO DSIGN INFORMÁTICA

LIQUIDAÇÃO MALUCA INFO DESIGN INFORMÁTICA!!


DEU A LOUCA NA INFO DESIGN, ESTAMOS LIQUIDANDO TUDO! TODO SITE EM PROMOÇÃO E EM ATÉ 10X SEM JUROS! CONFIRA NO SITE www.infodes.com.br

ENTREGAMOS EM TODO BRASIL!

CONTATO:

MSN / SKYPE: SAC@INFODES.COM.BR
E-MAIL: VENDAS@INFODES.COM.BR

TEMOS CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA CLIENTES CORPORATIVO, ENTRE EM CONTATO: CORPORATIVO@INFODES.COM.BR

TEL.: (21) 2697-2615

INFO DESIGN INFORMÁTICA